#Desafio por mim – 30 dias de autocuidado – Xô procrastinação.

gato_enrolado_VF2

Imagem ( Google)

Procrastinação, palavrinha chique para descrever procrastinação adiamento de uma ação, posso dizer com toda certeza que ontem e hoje foram dois dias de treinamento para acabar com a procrastinação, que nada mais é do que sempre adiar uma tarefa que deve ser feita.

Em toda a minha vida sempre dei uma adiada em tarefas mais difíceis ou até mesmo chatinhas de serem realizadas, consegui me manter assim por um tempo, mas com a vida adulta o ato de procrastinar acaba não deixando sua vida evoluir, você sempre adia coisas, e acaba fazendo tudo em cima da hora, com correria, atrasado e mal feito.

Ontem e hoje foram dias de vencer a preguiça e fazer tudo o que devia ter feito sem deixar para fazer em cima da hora, confesso que não fiz tudo que deveria fazer mas é do pouco que conseguimos chegar ao mundo, de 4 tarefas a serem realizadas consegui terminar 2, que eram as mais difíceis e posso confessar pra vocês que não adiar me deixou com um alívio enorme, uma sensação de missão cumprida, e de paz que estou tranquila para as outras tarefas da semana sem precisar fazer nada mal feito.

Embora algumas pessoas considerem a procrastinação como algo normal, eu acredito que ela se  torna um problema enorme que pode até mesmo impedir  o funcionamento de nossas atividades normais. Lembrando que a  procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas físicos e psicológicos.

Mas como vencer a procrastinação? Separei algumas dicas pra vocês que foram retiradas do site De bem com a ansiedade, que estou utilizando e estão me trazendo resultados:

# Dica 1: Tome decisões

Muitas pessoas me perguntam: como faço para ter vontade de iniciar um exercício físico, uma dieta, uma nova atividade no trabalho?

Sabe a resposta?

Simplesmente decida: vou fazer.

A vontade (infelizmente) não cai do céu.

O segredo está em decidir mesmo sem ter vontade de fazer aquilo.

Depois que você iniciar a atividade, você perceberá os benefícios que ela lhe proporciona e aí, SIM, você sentirá vontade de continuá-la.

Então, digamos que você esteja procrastinando o início da academia. Já faz mais de seis meses que isso vem acontecendo, e toda semana você pensa: desta semana não passa.

Solução: ligue (HOJE) para a academia e agende (para no máximo AMANHÃ) um horário para conhecer o local e as modalidades de exercícios oferecidos.

Já saia da academia com uma data definida para o início dos treinos. Não adianta ficar se enganando e deixando para escolher esta data na próxima semana. Faz seis meses que você está fazendo isso.

Lembre-se: não espere a vontade cair do céu, pois infelizmente ela não cairá.

# Dica 2: Divida sua tarefa em partes menores

Se você pensar na tarefa como um todo, é muito possível que você fique com preguiça de começá-la, especialmente quando é algo que exige mais tempo.

Então, vou lhe explicar um método que vale ouro: planejamento gradual de tarefas.

Com esta estratégia, você poderá dividir uma tarefa muito grande em partes menores para que se torne mais administrável.

Assim, aquilo que parecia interminável começa a se tornar mais possível e palpável, pois você visualiza todos os passos que precisam ser realizados, e não apenas o resultado final almejado.

Vou listar aqui o passo a passo bem mastigado, para que você possa colocar esta estratégia em prática hoje mesmo.

Passo 1: Faça uma lista detalhada de todas as partes de sua tarefa em uma ordem lógica.

É importante que você coloque todas as partes, pois só depois de visualizá-las, você poderá dividi-las dentro do tempo que dispõe para cumpri-la.

Exemplo: realização do Trabalho de Conclusão da Graduação. Etapas desta tarefa:

1. Pesquisar na internet artigos atuais sobre o tema e apenas salvá-los em uma pasta do computador;

2. Ir à Biblioteca da Universidade e buscar livros clássicos sobre o tema;

3. Realizar leitura e resumo de três artigos (e assim sucessivamente).

Passo 2: Calcule o tempo total e o tempo real que você dispõe para finalizar a tarefa

Aqui, é fundamental que você faça uma reflexão sobre o tempo real que você tem para trabalhar nesta tarefa.

Voltando ao nosso exemplo:

Tempo total para a realização do trabalho de conclusão: 3 meses (aproximadamente 90 dias).

Tempo real para a realização do trabalho de conclusão: aproximadamente 50 dias (pois posso trabalhar nisso apenas 4 dias por semana: quartas, sextas, sábados e domingos).

Passo 3: Distribua as tarefas listadas no item 1 ao longo do seu tempo real

Faça uma distribuição aproximada de tarefas.

Pegue sua lista realizada no passo 1 e distribua as tarefas ao longo do seu tempo real.

Se você tem 50 dias para realizar sua tarefa, o que precisará ser feito em cada um destes dias? Para operacionalizar isso, veja o passo 4.

Passo 4: Coloque ao lado de cada item o dia da semana e do mês em que pretende realizar, além da estimativa do tempo necessário para ser concretizado

No exemplo anterior, sua lista poderia ficar assim:

1. Pesquisar na internet artigos atuais sobre o tema e apenas salvá-los em uma pasta do computador (Quarta-feira, dia 22 / Tempo estimado: 1 hora);

2. Ir à Biblioteca da Universidade e buscar livros clássicos sobre o tema (Sexta-feira, dia 24 / Tempo estimado: 2 horas);

3. Realizar leitura e resumo de três artigos (Sábado, dia 25 / Tempo estimado: 3 horas);

Passo 5: Estabeleça uma data de início e uma data de término e… mexa-se!

Exemplo:

Data de início: Quarta-feira, 22/06/2016;

Data de término: Segunda-feira, 26/09/2016.

Você pode estar pensando: vou demorar muito para fazer este procedimento todo.

Então, eu lhe digo: o tempo gasto no planejamento será muito tempo economizado na execução. Vai por mim!

Após realizar esta lista, a sensação de estar paralisado já terá diminuído consideravelmente (e sua ansiedade também) e a chance de as tarefas serem colocadas em prática é muito maior.

# Dica 3: Parta para a ação

De qualquer forma, a tarefa terá que ser realizada. Não há escolha. Adiá-la apenas intensifica seus sentimentos de impotência, frustração e ansiedade.

Portanto, não espere pelas condições perfeitas para iniciá-la.

Coloque a mão na massa: insira-se no jogo e vá aprendendo as jogadas durante a partida.

Caso contrário, você estará sempre esperando algo cair do céu para iniciar suas tarefas.

Lembre-se: seja o protagonista de sua vida, e não apenas um mero espectador.

E agora? Está esperando o que para agir? Já pode começar!

Deixe um comentário